Serviços

Síndico Profissional

O principal papel do Síndico é representar o condomínio. A sua atuação equipara-se a do administrador de empresa, com limites previamente determinados pela legislação, convenção condominial e decisões da assembléia de condôminos.

A gestão condominial é facilmente avaliada a partir dos atos praticados pelo Síndico: execução das deliberações das assembleias; otimização dos recursos materiais, humanos e serviços;estado de conservação predial;e apresentação documental de relatórios Demonstrativos Financeiros, que indicam a lisura no desempenho da função.

A principal vantagem da administração condominial exercida por Síndico profissional, além da economia decorrente da administração pautada na organização financeira, sem sobressaltos e cotas extras, é a impessoalidade, que reduz abusos de autoridade ou problemas de relacionamento, pois o tratamento é formal, não envolvendo emoções, o que não ocorre quando o Síndico é também condômino. O condomínio funciona como se fosse uma empresa, as pessoas conhecem as regras contratuais que estabelecem os dias e horários para atender aos condôminos, excetuando-se os casos de urgência.

O Síndico condômino envolve-se mais diretamente com seus vizinhos, até mesmo pela proximidade e facilidade de acesso, isso se observa também com os empregados. Já o Síndico profissional, está afastado dos problemas e pode analisá-los mais friamente, as ações são tecnicamente embasadas em dados formais e históricos, com o conhecimento que permite segurança e liberdade de ação.

Com a contratação do Síndico profissional os condôminos contam com um prestador de serviços, o que mantém uma relação mais profissional, cabendo aos moradores a responsabilidade de acompanhar o trabalho, cobrando a aplicação da Convenção e do Regimento Interno, assim como o cumprimento das decisões da assembléia condominial.

Pela experiência e por prestar serviços a outros condomínios, o Síndico profissional consegue negociar mais facilmente com prestadores de serviços pois, teoricamente, se preparou para discutir preços, está mais acostumado a pesquisar produtos, serviços e mão-de-obra, tem conhecimento técnico para controlar as finanças e trabalhar com planejamento orçamentário.

O Síndico profissional está mais preparado para corresponder às responsabilidades e exigências da gestão, já que o seu tempo é dedicado a esta atividade.

Em caso de má gestão, o Síndico profissional pode ser afastado definitivamente, sem constrangimentos, não ocasionando o trauma e indisposição entre vizinhos, como ocorre nos casos de destituição do Síndico condômino.

O Síndico profissional busca trazer tranqüilidade aos condôminos em relação ao cumprimento da Convenção, do Regimento Interno e da legislação vigente, trabalhando com impessoalidade e transparência. Representa uma evolução na atual administração condominial, que prima cada vez mais pela especialização na prestação de serviços.