Torne-se um síndico profissional

A partir deste ano, a Academia Síndicos Planning assume a chancela do curso Síndico Profissional, referência em capacitar e preparar os alunos para liderarem com maestria a constante evolução do cenário condominial. Inscrições estão abertas

O número de pessoas que optam por morar em condomínios é crescente. Diante desse cenário, a demanda por síndicos profissionais também aumenta, cargo que geralmente era ocupado apenas por moradores do condomínio. E se o antigo perfil de síndico exigia apenas tempo e boa vontade, hoje não é bem assim. A administração de condomínios ganha a cada dia uma abordagem mais profissional, que exige uma gama diversificada de conhecimentos técnicos, sobretudo questões administrativas e jurídicas.

Segundo a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), existem mais de 420 mil síndicos em atividade no Brasil. Porém, para ingressar nessa profissão e conseguir desempenhar a função com maestria, é preciso fazer um investimento na área da educação, capacitando-se da maneira correta para que o trabalho seja realizado considerando os conhecimentos necessários. Afinal, à medida que o país evolui, é importante que os condomínios continuem a se adaptar e a buscar soluções inovadoras para atender às necessidades dos moradores, promovendo um ambiente seguro e de qualidade.

“Todo profissional disposto a entrar no mercado de trabalho precisa estar disposto a buscar conhecimento para que possa melhorar suas habilidades. E não é diferente para quem deseja se tornar um síndico profissional”, afirma Luís Pardal, Diretor da Inspiracom Marketing e Comunicação e idealizador da Academia Síndicos Planning.

Credibilidade e confiança

Com o objetivo de fornecer uma plataforma de informações e um diferencial competitivo para aqueles que aspiram a entrar na carreira de maior crescimento no setor de condomínios de Santa Catarina, a Academia Síndicos Planning agora é responsável pela chancela e realização do curso de Síndico Profissional, fornecendo o certificado de conclusão e o material didático.

O curso Síndico Profissional, que já capacitou mais de 500 síndicos, foi ministrado pela LGA e Liderança Administradora de Condomínios por mais de uma década. Com a recente parceria formada entre a Liderança e o Síndicos Planning, em 2024 o curso foi incorporado à grade curricular da Academia Síndicos Planning.

Foto: Divulgação

“O Luís Pardal há algum tempo vem contribuindo muito eficientemente na formação de profissionais nesse seguimento de mercado. Transferir a coordenação para a Academia Síndicos Planning se deu pela credibilidade e por acreditar no potencial dos profissionais, dos palestrantes e professores, como também dos parceiros que valorizam ainda mais os eventos. A importância da escolha da Academia Síndicos Planning deve-se a referência local, regional, nacional ou até mesmo internacional, considerando o Fórum realizado em Portugal. E, ainda, pelo reconhecimento merecido”

destaca Neusa Maria Tribeck Ferreira, proprietária da Liderança Administradora de Condomínios.  
Foto: Divulgação

Segundo Daniela Cunha, proprietária da Condominium Síndicos e fundadora do curso Síndico Profissional, ao longo desses 11 anos o curso não apenas acumulou um notável know how, mas também consolidou sua posição como referência na formação de síndicos profissionais, preparando-os para os desafios complexos e em constante evolução do cenário condominial.

“Esse é o compromisso com a excelência contínua, agora sob os cuidados da Academia Síndicos Planning, garantindo que a jornada de sucesso do curso Síndico Profissional prossiga, capacitando e preparando profissionais para liderar com maestria os condomínios do futuro”.

Afirma Daniela
Foto: Divulgação

Para Luís, assumir essa chancela do curso Síndico Profissional é uma honra.

“Minha profunda gratidão pela confiança depositada ao me designar o curso por meio da Academia Síndicos Planning. Comprometo-me a dedicar todo o meu conhecimento, energia e paixão para garantir o sucesso do curso e o desenvolvimento dos alunos, buscando sempre a excelência, com novas ideias, abordagens inovadoras e um compromisso inabalável com a qualidade educacional”.

Confirma Luis Pardal

Curso Síndico Profissional

O programa do curso visa desenvolver conhecimentos, habilidades, competências e atitudes, preparando o aluno para atuar como síndico profissional em edifícios residenciais e comerciais, gerenciando-os de maneira integral, completa e eficaz, utilizando habilidades gerenciais, em conformidade com a legislação em vigor.

Neusa explica que o curso para síndico prepara profissionais para conhecer e aplicar a legislação, como também para o comprometimento e inteligência emocional, habilitando para tratar conflitos, organizar e planejar as ações de manutenção.

“O condomínio deve ser comparado a uma empresa. Assim, o síndico que assume a gestão deve estar bem preparado, conhecer as leis e contar com o apoio de assessorias especializadas, como administrativa, contábil e jurídica”.

Explica Neusa

Para Neusa, a preparação de profissionais para gerir condomínios requer estudos aprofundados sobre o tema, destacando as funções, atribuições, responsabilidades e encargos. Assim, o coordenador do curso de Administração de Condomínios reúne conteúdo de diversas áreas: gerência de pessoas, patrimônio, serviços, gestão financeira, dentre outras.

Inscrições

As inscrições para o curso, que será realizado entre os meses de março a novembro, estão abertas e podem ser feitas através do formulário abaixo. A carga horária é de 120 horas.

As sessões de aprendizagem ao vivo online são programadas:

– Segundas-feiras: das 19h às 21h30

– Quintas-feiras: das 19h às 21h30

Essas sessões serão conduzidas em uma plataforma virtual e transmitidas em tempo real através do aplicativo Zoom.

Os participantes do curso terão a oportunidade de se desenvolver nos módulos da Academia Síndicos Planning.

O certificado de conclusão será concedido aos alunos que tiverem participação de 75% e a cerimônia de formatura será realizada juntamente com o evento de revelação dos vencedores do Prêmio Síndicos Planning, no dia 30 de novembro, Dia do Síndico, em Blumenau.     

Um curso inovador

Em 2012, nascia um curso inovador, resultado da parceria entre a Neusa Maria Tribeck Ferreira, proprietária da renomada Liderança Administradora de Condomínios, com seus 20 anos de expertise em gestão condominial, e a experiente Daniela Cunha, proprietária da Condominium Síndicos, atuando há 17 anos na sindicatura, e o Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA/SC). “Essa colaboração surgiu da percepção conjunta da necessidade urgente de capacitar os síndicos atuantes na região”, lembra Daniela.

Naquela época, Daniela, como profissional envolvida em cursos de pós-graduação e síndica orgânica, compreendeu a importância vital da capacitação em diversas áreas do conhecimento para administrar condomínios. Afinal, a gestão condominial exige um conjunto complexo de habilidades e conhecimentos, como legislação, relacionamento com condôminos, gerenciamento de empregados, administração de conflitos, administração financeira, negociação com fornecedores, segurança, manutenção e valorização do patrimônio. “Em Florianópolis, naquela época, não existia nenhum curso abordando esses temas”, diz Daniela.

Como Daniela já estava imersa na área e percebia a lacuna educacional, resolveu desenvolver o curso de formação “Síndico Profissional”, com carga horária de 120 horas. O objetivo era contribuir significativamente para a capacitação dos profissionais atuantes na gestão condominial.

“No início, éramos pioneiros, oferecendo um programa abrangente e inovador que abordava todas as nuances da função de síndico. O impacto foi imediato. As turmas começaram a crescer semestralmente, refletindo um interesse crescente por parte de síndicos orgânicos, conselheiros e indivíduos aspirantes a essa função. Fomos as precursoras na região, proporcionando uma formação completa e prática que moldou a próxima geração de líderes condominiais”,

ressalta Daniela.

“Hoje, olhando para trás, podemos afirmar com orgulho que nossa iniciativa inovadora trouxe uma transformação significativa na capacitação de síndicos na região de Florianópolis. Ao longo desses anos, continuamos comprometidos com a excelência educacional, capacitando profissionais a enfrentar os desafios dinâmicos da administração condominial. O curso Síndico Profissional não apenas preencheu uma lacuna educacional, mas também moldou o cenário da gestão condominial na região”,

acrescenta Daniela.

É notório que o Brasil enfrenta uma demanda crescente por profissionais qualificados, especialmente no contexto da gestão condominial. A formação de síndicos tornou-se essencial para garantir uma sindicatura profissional de excelência. “O grande diferencial do nosso curso reside nas disciplinas especializadas e nos palestrantes, provenientes do mercado de trabalho, com vasta experiência e competência renomada. Além disso, a titulação diversificada do grupo, composta por graduados, especialistas e mestres, contribui para a singularidade e qualidade do curso que, agora, o Luís Pardal comandará com maestria por meio da Academia Síndicos Planning”,

finaliza Daniela.

Conteúdo programático

I – Identificação do Curso

Realização: Academia Síndicos Planning
Duração: 120 horas / aula

II – Ementa

Aspectos gerenciais, jurídicos, contábeis, recursos humanos e manutenção predial.

III – Objetivos

Geral

Proporcionar ao participante a oportunidade de obter conhecimentos específicos sobre os condomínios, de modo a qualificá-los para administrá-los.

Específicos

  • Apresentar de forma didática a gestão de um condomínio.
  • Comentar os aspectos legais.
  • Informar quanto aos aspectos contábeis.
  • Discorrer sobre as rotinas de pessoal.
  • Elucidar os problemas e as rotinas relativas à manutenção e conservação.

IV – Competências e Habilidades

  • Saber expressar-se na língua pátria na forma falada e escrita
  • Disposição para aprenderVontade para aplicar os conhecimentos e informações adquiridas
  • Determinação

V – Relações Interdisciplinares

Administração, Ética, Qualidade, Marketing pessoal.

VI – Conteúdo

INTRODUÇÃO A GESTÃO I – 14h/a

  • Conceitos condomínio e condômino.
  • Estrutura condominial.
  • O mercado e o perfil do profissional.
  • Motivação e Liderança.
  • Ética e responsabilidade.
  • Gestão Administrativa e documental.
  • Gestão de Despesas operacionais e de manutenção.
  • Prestadores de Serviços e Fornecedores (tomada de preços e análise comparativa).
  • Coletas seletivas.

MÓDULO GESTÃO II – 8h/a

  • Gestão de pessoas e equipes.
  • Gestão de conflitos.
  • Atendimento ao cliente, condômino e morador.

MÓDULO GESTÃO III – 14 h/a

  • Convenção e Regimento Interno.
  • Assembleias.
  • Atas, editais, cartas, comunicados, advertências e multas.
  • Registros de consumo de gás.
  • Cadastramento de condôminos.
  • Controle do Seguro Obrigatório.
  • Correspondências e documentos.
  • Plataforma digital para condomínios.

MÓDULO JURÍDICO I – 14 h/a

  • Código Civil – Condomínios.
  • Lei 4.591/64 – Lei de Condomínios.
  • Convenção e Regimento Interno.
  • Código de Processo Civil (cobrança extrajudicial e judicial).
  • Lei do inquilinato – direito e deveres do inquilino e proprietário.
  • Direito do Consumidor.
  • Apresentação de jurisprudências e entendimentos jurídicos.

MÓDULO JURÍDICO II – 14 h/a

  • Responsabilidade Civil e Criminal Síndico.
  • Responsabilidade Civil Empreendimento – incorporador e construtor.
  • Lei de Acessibilidade.
  • Lei de Sustentabilidade.

MÓDULO CONTÁBIL -14 h/a

  • Planejamento financeiro e orçamentário (Previsão Orçamentária).
  • Controle de recebimentos/pagamentos (Fluxo de Caixa).
  • Relatórios financeiros (conciliações bancárias, inadimplência, planilhas de gastos, etc.).
  • Plano de contas.
  • Aplicação da legislação fiscal (análise e preenchimento de documentos, retenções, etc.).
  • Análise Contábil (Prestação de contas, avaliação do demonstrativo financeiro – Balancetes).

MÓDULO RECURSOS HUMANOS – 14 h/a

  • Seleção e registro de empregados.
  • Análise de custos funcionais e operacionais relacionados ao empregado.
  • Preparação da folha de pagamento.
  • Elaboração quadro de horários.
  • Emissão de folha ponto.
  • Controle de férias.
  • Dissídios coletivos e direitos trabalhistas.
  • Rescisões e homologação nos Sindicatos.
  • Terceirização de mão de obra em condomínios.
  • Análise comparativa entre contratação direta (empregados próprios) e indireta (Terceirizados).
  • Saúde ocupacional.
  • Prazos das obrigações trabalhistas.
  • Guarda de documentos trabalhistas, Previdenciários e FGTS.

MANUTENÇÃO PREDIAL I – 14 h/a

  • Perícias, Laudos.
  • Legislação.
  • Responsabilidade civil Empreendimento – incorporador e construtor (NBRs).
  • NBR 14037 – Manual de Operação uso e das edificações.
  • NBR 5674 – Manutenção de Edificações Procedimentos.
  • NBR 16280 – Reforma em Edificações – Sistema de Gestão de Reformas.

MANUTENÇÃO PREDIAL II – 14 h/a

  • Preventiva e corretiva.
  • Rachaduras, telhado, elétrico, hidráulico, gás, infiltrações.
  • Inspeção, manutenção condominial (Prática).
  • Manutenção permanente.
  • Manutenção de segurança.
  • Orientações acerca da higiene, limpeza e segurança condominial.

Faça sua Inscrição