Comportamentos que ajudam a gerenciar uma crise

Foto: Banco de Imagens

Com a chegada do COVID-19, os síndicos foram forçados a tomar decisões rápidas sobre o controle de custos, a manutenção, o acesso ao condomínio e às áreas comuns, protocolos de saúde e segurança, e muitas outras questões que não faziam parte do dia a dia.

Diante dos obstáculos imprevistos como problemas na cadeia de suprimentos, baixas nas equipes e desafios operacionais, que mudaram drasticamente as prioridades, os síndicos foram testados em áreas em que não desenvolveram totalmente suas habilidades de gestão.

Para superar estes momentos de crise é importante priorizar a velocidade mais do que a precisão ao decidir algo, considerando que situação muda a cada dia, e as informações chegam por vezes incompletas, e ainda, as emoções podem interferir na análise e tomada de decisão.

Busque informações de diversas fontes, não tenha medo de admitir o que não sabe consulte especialistas externos quando necessário.

Suspenda iniciativas e despesas maiores e estabeleça prioridades.

Crie conexões com outros síndicos e administradora para trocar ideias sobre os problemas, soluções, inovações e boas práticas.

Cuide-se! Mantenha a mente e o corpo em boa forma.

Para mostrar resultados confiáveis, os líderes devem manter a serenidade, mesmo quando outros perdem a cabeça. Estabelecer rotina de cuidados pessoais: dieta saudável, exercícios, meditação ou o que for melhor para você.