Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional

Com o crescimento acelerado da verticalização e a sofisticação dos empreendimentos imobiliários, a administração de condomínios ganha, a cada dia, uma abordagem mais profissional. Hoje, muitos edifícios têm uma movimentação de receita bruta anual comparável a uma microempresa e com isso, a função de síndico exige conhecimentos técnicos multifacetários que circulam, principalmente, por questões legais, e exigem qualificação continuada.

Para oferecer uma plataforma de informações e um diferencial competitivo para os interessados em se lançar na carreira que mais cresce no setor de condomínios de Santa Catarina, a Liderança Administradora esta realizando o Curso de Síndico Profissional, em São José. A grade curricular visa desenvolver conhecimentos, habilidades, competências e atitudes, tornando o participante capaz de trabalhar como síndico profissional de edifícios residenciais e comerciais, administrando-os de forma mais plena e eficaz, utilizando habilidades profissionais, dentro da legislação vigente.

Voltado à capacitação de síndicos, subsíndicos, conselheiros, gerentes condominiais, funcionários de administradoras e pessoas que já concluíram o ensino fundamental as aulas acontecem a partir de Abril, com carga horária de 120 horas, realizadas toda segunda-feira das 19:00 às 22:30 hs. O certificado é emitido pela Líder Gestões Administrativas e o material didático é incluso.

Conteúdo programático

I – Identificação do Curso

Realização: Liderança
Duração: 120 horas / aula

II – Ementa

Aspectos gerenciais, jurídicos, contábeis, recursos humanos e manutenção predial.

III – Objetivos

Geral

Proporcionar ao participante a oportunidade de obter conhecimentos específicos sobre os condomínios, de modo a qualificá-los para administrá-los.

Específicos

  • Apresentar de forma didática a gestão de um condomínio.
  • Comentar os aspectos legais.
  • Informar quanto aos aspectos contábeis.
  • Discorrer sobre as rotinas de pessoal.
  • Elucidar os problemas e as rotinas relativas à manutenção e conservação.

IV – Competências e Habilidades

  • Saber expressar-se na língua pátria na forma falada e escrita
  • Disposição para aprenderVontade para aplicar os conhecimentos e informações adquiridas
  • Determinação

V – Relações Interdisciplinares

Administração, Ética, Qualidade, Marketing pessoal.

VI – Conteúdo

INTRODUÇÃO A GESTÃO I – 14h/a

  • Conceitos condomínio e condômino.
  • Estrutura condominial.
  • O mercado e o perfil do profissional.
  • Motivação e Liderança.
  • Ética e responsabilidade.
  • Gestão Administrativa e documental.
  • Gestão de Despesas operacionais e de manutenção.
  • Prestadores de Serviços e Fornecedores (tomada de preços e análise comparativa).
  • Coletas seletivas.

MÓDULO GESTÃO II – 8h/a

  • Gestão de pessoas e equipes.
  • Gestão de conflitos.
  • Atendimento ao cliente, condômino e morador.

MÓDULO GESTÃO III – 14 h/a

  • Convenção e Regimento Interno.
  • Assembleias.
  • Atas, editais, cartas, comunicados, advertências e multas.
  • Registros de consumo de gás.
  • Cadastramento de condôminos.
  • Controle do Seguro Obrigatório.
  • Correspondências e documentos.
  • Plataforma digital para condomínios.

MÓDULO JURÍDICO I – 14 h/a

  • Código Civil – Condomínios.
  • Lei 4.591/64 – Lei de Condomínios.
  • Convenção e Regimento Interno.
  • Código de Processo Civil (cobrança extrajudicial e judicial).
  • Lei do inquilinato – direito e deveres do inquilino e proprietário.
  • Direito do Consumidor.
  • Apresentação de jurisprudências e entendimentos jurídicos.

MÓDULO JURÍDICO II – 14 h/a

  • Responsabilidade Civil e Criminal Síndico.
  • Responsabilidade Civil Empreendimento – incorporador e construtor.
  • Lei de Acessibilidade.
  • Lei de Sustentabilidade.

MÓDULO CONTÁBIL -14 h/a

  • Planejamento financeiro e orçamentário (Previsão Orçamentária).
  • Controle de recebimentos/pagamentos (Fluxo de Caixa).
  • Relatórios financeiros (conciliações bancárias, inadimplência, planilhas de gastos, etc.).
  • Plano de contas.
  • Aplicação da legislação fiscal (análise e preenchimento de documentos, retenções, etc.).
  • Análise Contábil (Prestação de contas, avaliação do demonstrativo financeiro – Balancetes).

MÓDULO RECURSOS HUMANOS – 14 h/a

  • Seleção e registro de empregados.
  • Análise de custos funcionais e operacionais relacionados ao empregado.
  • Preparação da folha de pagamento.
  • Elaboração quadro de horários.
  • Emissão de folha ponto.
  • Controle de férias.
  • Dissídios coletivos e direitos trabalhistas.
  • Rescisões e homologação nos Sindicatos.
  • Terceirização de mão de obra em condomínios.
  • Análise comparativa entre contratação direta (empregados próprios) e indireta (Terceirizados).
  • Saúde ocupacional.
  • Prazos das obrigações trabalhistas.
  • Guarda de documentos trabalhistas, Previdenciários e FGTS.

MANUTENÇÃO PREDIAL I – 14 h/a

  • Perícias, Laudos.
  • Legislação.
  • Responsabilidade civil Empreendimento – incorporador e construtor (NBRs).
  • NBR 14037 – Manual de Operação uso e das edificações.
  • NBR 5674 – Manutenção de Edificações Procedimentos.
  • NBR 16280 – Reforma em Edificações – Sistema de Gestão de Reformas.

MANUTENÇÃO PREDIAL II – 14 h/a

  • Preventiva e corretiva.
  • Rachaduras, telhado, elétrico, hidráulico, gás, infiltrações.
  • Inspeção, manutenção condominial (Prática).
  • Manutenção permanente.
  • Manutenção de segurança.
  • Orientações acerca da higiene, limpeza e segurança condominial.